• Telefone: (11) 2084-8929
  • atendimento@ddautilidades.com.br
  • Telefone: (11) 2084-8929
  • atendimento@ddautilidades.com.br

Climatização

Climatização

Climatização

Mais do que realizar a manutenção ou a instalação de sistemas de condicionamento de ar, estamos focados em atender e manter os requerimentos de qualidade do ar interior do espaço condicionado e suas variáveis de controle como temperatura, umidade, velocidade, material particulado e dióxido de carbono (CO2).
Nosso trabalho é orientado pelas regulamentações ambientais e técnicas que estabelecem medidas de limpeza, manutenção, operação e controle dos componentes que compõe os sistemas de climatização, atentos à segurança, preocupação com a saúde, o bem estar e o conforto dos ocupantes dos ambientes climatizados.

Objetivos:

  • Menor índice de doenças
  • Menor índice de acidentes
  • Melhor entrosamento funcional x social
  • Maior rendimento do trabalho e produtividade

A exposição a períodos de calor intenso, por vários dias consecutivos – ondas de calor – constitui uma agressão ao organismo, podendo levar ao agravamento de doenças crônicas e originar cãibras, desidratação, esgotamento, entre outros fatores.
As crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e as pessoas com doenças crônicas são especialmente vulneráveis aos efeitos nocivos das ondas de calor.
Quando a temperatura ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar. Uma alta temperatura corporal e um grau excessivo de desidratação podem provocar sérios danos à saúde.
Para evitar esta situação, as pessoas – sobretudo, se forem crianças pequenas, doentes ou idosos − devem proteger-se da exposição ao calor e procurar locais frescos (por exemplo, climatizados).

De acordo com estudos realizados, aproximadamente um terço das pessoas em locais climatizados queixam-se de desconforto. Sintomas como nariz coçando, garganta seca e olho irritado podem ser atribuídos ao ar climatizado. Sem a manutenção periódica dos aparelhos e dutos, o ar dentro dos ambientes climatizados pode conter mais fungos e ácaros que o de fora, com risco dez vezes maior de causarem doenças respiratórias.

O resultado pode ser ainda pior, podendo levar a fadiga, mal-estar e um sistema imunológico comprometido, favorecendo infecções por bactérias oportunistas. “Sem falar das horas perdidas no trabalho e da má qualidade de vida das pessoas”.

ABNT/NBR-6401 referente a instalações centrais de ar condicionado para conforto;

Portaria 3.523 de 28/08/1998 do Ministério da Saúde; link http://www.anvisa.gov.br/Iegis/portarias/3523_98.htm

Resolução RE 09 de 24/10/2000 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária;

Resumindo portaria 3523: Os proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR ( 15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), deverão implantar e manter disponível no imóvel um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC.O não cumprimento deste Regulamento Técnico configura infração sanitária, sujeitando o proprietário ou locatário do imóvel ou preposto, bem como o responsável técnico, quando exigido, às penalidades previstas na Lei.

Somos credenciados:

Assine:

Copyrights © 2019 ​Todos os direitos reservados a DDA Utilidades

Scroll Up