• Telefone: (11) 2084-8929
  • atendimento@ddautilidades.com.br
  • Telefone: (11) 2084-8929
  • atendimento@ddautilidades.com.br

Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

Ar condicionado: aliado ou vilão? Só depende de você!

A cada ano que passa os condicionadores de ar tornam-se mais frequentes em residências e indispensáveis nos escritórios, comércios e em locais que seja necessário manter o ambiente confortável e com temperaturas controladas.

Temos o conhecimento que a exposição a períodos de calor intenso, por vários dias consecutivos constitui uma agressão ao organismo, podendo levar ao agravamento de doenças crônicas e originar cãibras, desidratação, esgotamento, entre outros fatores. As crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e as pessoas com doenças crônicas são especialmente vulneráveis aos efeitos nocivos das ondas de calor.
Para evitar esta situação, mesmo inconscientemente, as pessoas buscam proteger-se da exposição ao calor procurando locais frescos, como por exemplo, os climatizados.

Ao longo destes anos temos dimensionado e instalado centenas de condicionadores de ar, e como profissionais do setor temos informado aos clientes e usuários sobre as necessidades da manutenção preventiva e limpeza/higienização destes equipamentos, porém, o comum ainda é fazer apenas a manutenção corretiva, ou seja, o conserto!
A importância da manutenção preventiva:
De acordo com estudos realizados, aproximadamente um terço das pessoas em locais climatizados queixam-se de desconforto. Sintomas como nariz coçando, garganta seca e olho irritado podem ser atribuídos ao ar climatizado. Sem a manutenção periódica dos aparelhos, o ar dentro dos ambientes climatizados pode conter mais fungos e ácaros que o de fora, com risco dez vezes maior de causarem doenças respiratórias.
As consequências podem ser ainda piores, podendo levar a fadiga, mal-estar e um sistema imunológico comprometido, favorecendo infecções por bactérias oportunistas. “Sem falar das horas perdidas no trabalho e da má qualidade de vida das pessoas”.

O resultado da falta de manutenção preventiva são equipamentos inadequados para a utilização, com filtros bloqueados e a formação de fungos e mofo no interior de suas partes e peças.

Em nossa empresa somos orientados pelas regulamentações ambientais e técnicas que estabelecem medidas de limpeza, manutenção, operação e controle dos componentes que compõe os sistemas de climatização, atentos à segurança, preocupação com a saúde, o bem estar e o conforto dos ocupantes dos ambientes climatizados.
Antes da limpeza/higienização e depois dos trabalhos:

Serpentina (trocador de calor).

Conjunto de ventilação.

Mais do que realizar a manutenção ou a instalação de sistemas de condicionamento de ar, o técnico em climatização deve estar focado em atender e manter os requerimentos de qualidade do ar interior do espaço condicionado e suas variáveis de controle como temperatura, umidade, velocidade, material particulado e dióxido de carbono (CO2).
Objetivos das ações preventivas e de limpeza e higienização:
  • Menor índice de doenças
  • Menor índice de acidentes
  • Melhor entrosamento funcional x social
  • Maior rendimento do trabalho e produtividade
A manutenção preventiva prevê com antecedência defeitos irreparáveis, aumentando a vida útil dos equipamentos; Diminui gastos excessivos com componentes e consumo de energia; Proporciona qualidade do ar interior.

Consulte sempre os manuais dos equipamentos, profissionais qualificados e credenciados pelos fabricantes.

As boas práticas de manutenção manterão os equipamentos operando em conformidade e o mais próximo possível da condição em que foram projetados e fabricados.

Somos credenciados:

Assine:

Copyrights © 2019 ​Todos os direitos reservados a DDA Utilidades

Scroll Up